sexta-feira, 15 de novembro de 2013

RESUMO DA 4ª REUNIÃO DO CONSELHO NACIONAL DA OFS DO BRASIL – REALIZADA NOS DIAS 18, 19 E 20 DE OUTUBRO DE 2013.

Aos dezoito dias do mês de outubro do ano de dois mil e treze, ocorreu a 4ª Reunião do Conselho Nacional da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS do Brasil), triênio 2012-2015, nas dependências do Colégio Regina Coeli, Rua Conde de Bonfim, 1305 - Rio de Janeiro – RJ. Coordenada pelo Ministro Nacional, Antônio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt, com a presença dos seguintes conselheiros: Vanderlei Suélio Gomes, Vice – Ministro; Wigna Jales de Lira, Secretária; Aluísio Victal, Tesoureiro; Maria Bernadette Del Tedesco Nabuco do Amaral Mesquita, Coordenadora de Formação; Mayara Ingrid de Souza, Secretária Fraterna Nacional da JUFRA; Raphael RodriguesTaboada, Animador Fraterno Nacional para JUFRA; Marúcia Conceição Tocantins Conte, Conselheira para Área Norte; Edmilson Santos Brito, Conselheiro para Área Nordeste B; Hélio da Costa Gouvêa, Conselheiro para Área Sudeste; Izabel Viana Teixeira, Conselheira para Área Sul. Presentes ainda os Assistentes Espirituais: Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM; Frei José Maria Maia de Lima, OFM Cap; Frei José de Arimatéia OFMConv e Frei Wellington Buarque de Souza, OFM. Os irmãos (ãs), Zilmar de Sá Uchôa, Conselheira para Área Nordeste A, Edvaldo Dias, Conselheiro Nacional para Área Centro Oeste; Dr. Paulo Machado, Assessor Jurídico e Frei Manuel José Farias Lopes, TOR, justificaram sua ausência.  

Dentre os diversos assuntos tratados em reunião, destacamos:

ÁREAS: Foi formalizada a Agenda para 2014 e apresentadas e discutidas as visitas realizadas. As desmotivações apresentadas pelos Conselheiros mediante as visitas realizadas nos regionais foram:
*Ausência da Assistência Espiritual tanto local, quanto regional. Recomenda-se rezar pelas vocações sacerdotais e sempre persistir com os provinciais na nomeação de assistentes. Uma novidade neste assunto é o Encontro para Assistentes conforme experiência do Regional PE/AL.
*Diminuição no número de irmãos nas fraternidades locais.  Recomenda-se um resgate dos valores e do compromisso com a vida em fraternidade. Proporcionar encontros agradáveis.
*Problemas de cunho patrimoniais. Recomenda-se um acompanhamento mais rigoroso na área contábil, jurídica e financeira dos bens das fraternidades. A novidade seria a nomeação de um Assessor Jurídico (um irmão professo que tenha graduação nessa área) para assessorar nestes assuntos.

REUNIÃO DOS ASSISTENTES ESPIRITUAIS: Os assistentes conversaram sobre a formação, sobre a figura do formador que é de extrema importância e refletiram o texto “Processo da Formação da Franciscana: formoso e complexo”. Falou-se ainda, sobre as Visitas Fraterno-Pastorais, dentre outros assuntos.

FORMAÇÃO: Foram encaminhados CDs com o material trabalhado no Curso Nacional de Formadores para os regionais. Foram criados dois menus no site da OFS idealizados por Frei Almir, OFM, sendo: 1) Menu “COR DO TEMPO”, que visa oferecer reflexões sobre  leituras e temas de alguns dias da vida de celebração da Igreja.  2) Menu “Francisco de Assis, o pobre que canta” tem o perfil de uma revista eletrônica que pretende seguir as trilhas e os caminhos da espiritualidade cristã e franciscana. Ela se destina aos franciscanos, de modo especial, aos irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular e ela é publicada no site da OFS. Chamamos atenção para as diferentes rubricas: uma pagina de leitura espiritual, reflexões sobre a formação para formadores e formandos, reflexão sobre as prioridades da OFS, tema livre como se fosse uma janela aberta e crônica.

TESOURARIA: O tesoureiro mantém um controle minucioso das receitas e despesas. Apresentou orçamento projetado para 2014 e um resumo do REFRAN encaminhado por alguns regionais e respectivamente controle da Contribuição Fraterna.

SECRETARIA: Fez destaque para o site nacional, atualizado semanalmente e tem se empenhado na divulgação do mesmo. Ajuda na reformulação do novo layout do site. Controle e digitalização de documentos, relatórios e atas. Envio e respostas de e-mails.

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO: O coordenador elaborou material explicativo sobre comunicação. Esta assessorando a Revista Paz e Bem e o SITE Nacional, com boas perspectivas para ambos.

CAPITULO ORDINÁRIO AVALIATIVO E ASSEMBLEIA EXTRAORDINARIA NACIONAL: O Capitulo Nacional acontecerá nos dias 13 a 16 de março de 2014, na cidade de Porto Alegre/RS. Terá como tema: “OFS: Conquistas, exigências e desafios do mundo atual!” e Lema: Coragem! “eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,6). Na reunião foi elaborada a agenda do Capítulo e discutidos os assuntos que serão tratados durante o mesmo.

JUFRA e ANIMAÇÃO FRATERNA: Foram repassadas informações acerca do Encontro Internacional da JUFRA e Jornada Mundial da Juventude. Comentou sobre a Reforma das Diretrizes e Congresso Extraordinário e expôs uma Cartilha elaborada a fim de corroborar no estudo das diretrizes. E apresentou materiais produzidos, sendo: Boletim Informativo da JUFRA do Brasil, Nos Caminhos da História que será bimestral e o 7º Caderno de Formação Nacional.

Com o Espirito de Unidade que acompanha a caminhada deste Conselho e motivados pela fé, finalizamos a reunião com maior ânimo e acreditando que podemos fazer ainda mais pela Ordem Franciscana Secular do Brasil.

PAZ E BEM!!!

                                      CONSELHO NACIONAL DA OFS DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário