terça-feira, 13 de setembro de 2011

Encontro de Fraternidades – Distrito de Alagoas

Encontro de Fraternidades – Distrito de Alagoas 

        “Como é bom e agradável os irmãos viverem unidos” Sl 132

       O sonho tornou-se realidade nesse dia 11 de setembro de 2011, em Penedo, irmãos e irmãs das Fraternidades de OFS e JUFRA de Alagoas ( Penedo, Maceió,União dos Palmares, Arapiraca, ausente Igreja Nova), reuniram-se num grande encontro fraterno para celebrar o amor, o carisma comum e a partilha de suas experiências e dons. A animação da Jufra, os testemunhos fraternos da vocação franciscana secular e a partilha de experiências e dons, enriqueceram esse dia fraterno e certamente enriqueceu a vida de cada um que lá esteve.
       Em clima de oração, reflexão e escuta da Palavra de Deus que edifica e constrói, e olhando para o exemplo das primeiras comunidades cristãs e para o exemplo dos primeiros irmãos e irmãs que desejaram vivenciar essa forma de vida inaugurada por inspiração do Senhor nos corações de Francisco e Clara, os jufristas e franciscanos refletiram também sobre sua própria vocação nos dias atuais.
          O Encontro foi presidido pela Coordenadora do Distrito de Alagoas, a irmã Nair  Ribeiro( Fraternidade Sagrado Coração de Jesus), a qual representa o Regional da OFS Ne B2 PE/AL.
       Os momentos orantes conduzidos pelas Fraternidades de Penedo (oração inicial) e União dos Palmares (oração final),  alimentaram nosso espírito franciscano.
            A dinâmica Congresso das Cores, conduzida pelos irmãos da Fraternidade do Bom Parto, deu alegria e envolveu todos os irmãos numa grande corrente de amor, união e irmandade.
            A Fraternidade de Penedo acolheu da melhor forma possível não deixando nada faltar para que os irmãos se sentissem numa verdadeira e grande fraternidade. A animação da JUFRA tornou o encontro muito especial e naquela ocasião os jovens puderam experimentar ainda mais o quanto são amados pela OFS.
As reflexões feitas pelos irmãos Maria Lúcia Batista ( A vivência  das primeiras comunidades cristãs) e José Flávio Martins (São Francisco e Santa Clara e os primeiros irmãos e irmãs), ambos da Fraternidade Nossa Sra do Bom Parto, levaram os presentes a olharem para as primitivas experiências de fé e amor e olharem para sua vivência como jufrista e franciscano na atualidade, vivendo em terras alagoanas.
Os estudos em grupo, momento rico, embora com pouco tempo, para os irmãos partilharem suas experiências de fé, e sobretudo,a criatividade usada para mostrar a todos o que nos pequenos grupos foi estudado e pensado.
O testemunho vocacional dos irmãos Jufristas e Franciscanos Seculares, nos estimulou a sermos perseverantes nesse sonho de Francisco e Clara em pleno século XXI, sendo luz para o mundo.
   De maneira simbólica a entrega das lembranças de Fraternidade para Fraternidade, revelou o gesto e o vínculo de unidade e amor entre os irmãos de cada Fraternidade.









Fraternidade do Bom Parto
Irmãos e Irmãs da Fraternidade do Bom Parto (Maceió)


Irmão José Flávio na reflexão fraterna



Irmãs Nair e Lú (Maria Lúcia)

JUFRA -Paróquia São João Maria Vianney - Clima Bom - Maceió /AL
Acolhimento dos jovens da  JUFRA de Penedo





Irmãos Terceiros de várias fraternidades de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário