Dossiê mensal, fevereiro 2013 |
INTERNACIONAL PRESIDENTE DO CONSELHO SFM
PROJETO EDUCAÇÃO CONTINUADA
BRIEFING MENSAL
Fevereiro 2013 - Volume 4 - n º 37
Teologia do Corpo
Pelo Beato Papa João Paulo II
Dossiê elaborado pela equipe do Conselho Internacional para a Aprendizagem ao Longo da Vida
Ewald Kreuzer, Coordenador SFO
Lucy Almiranez, OFS
Mike e Jenny Harrington, OFS
Uma das conclusões gerais do Capítulo Geral de São Paulo, Brasil, em novembro de 2011, diz:
"Os jovens, que estão muito preocupados, e com razão, o grande tema da sexualidade, precisamos da ajuda dos franciscanos seculares, começando com a testemunha. Portanto, este capítulo sugere a inclusão nos programas de formação da OFS e da Juventude Franciscana corpo Teologia do Beato João Paulo II, para permitir que os seus membros a redescobrir a beleza da sexualidade, casamento e família e viver estes dons de acordo com o plano de Deus ".
O que é a teologia do corpo?
A "Teologia do Corpo "de João Paulo II é a visão integral da pessoa humana, corpo, alma e espírito. Como ele explica, o corpo humano tem um significado específico e é capaz de revelar respostas sobre questões fundamentais sobre nós e nossas vidas:
Todas estas questões e muito mais são respondidas pelo Papa João Paulo II durante as audiências 129 quarta-feira, que foram ensinados catecismo entre 1979 e 1984. Suas reflexões são baseadas nas Escrituras (especialmente os Evangelhos, São Paulo e Genesis), e contém uma visão da pessoa humana verdadeiramente digna do homem. João Paulo II discute que o homem, no início, o homem que é agora (depois do pecado original), e que será nos próximos anos. Então ele aplica a sua mensagem para as vocações para o casamento e celibato, em preparação para o Reino dos Céus.
A mensagem revolucionária de esperança e de transformação da vida Papa contrariar as tendências sociais que incitam-nos a ver o corpo como um objeto de prazer ou como uma máquina de manipulação. João Paulo II tem uma bela vista da sexualidade em sua Teologia do Corpo e trabalhos anteriores, como amor e responsabilidade. Ele encoraja uma verdadeira reverência para com o dom da nossa sexualidade e nos desafia a viver de acordo com a nossa dignidade de pessoas humanas. Sua teologia não é apenas para adultos jovens ou casais, mas para todas as idades e vocações, porque resume o significado verdadeiro da pessoa humana.
"Preparem-se! Tomando o que disse o Santo Padre em sua Teologia do Corpo, nunca vemos a nós mesmos, ou vamos ver o outro, ou veremos a Igreja, os Sacramentos, a graça, para Deus, para o céu , a vocação do casamento, ao celibato .... nunca ver o mundo da mesma maneira. " (Christopher West)
Aqui estão os itens do nosso treinamento dossier este ano 2013 (elaborado com a ajuda tipo de Jenny e Mike Harrington, África do Sul OFS). Nós convidamos você a usar esses dossiês por seu trabalho em sua formação fraternidades em todos os níveis. Ficaremos felizes se você deixe-nos saber a sua experiência de trabalho com estes dossiê treinamento.
O amor humano no plano divino
1. Introdução (Papa João Paulo II, a dignidade da pessoa humana em relação com Cristo e através de seu corpo na terra - Encarnação)
2. De volta ao básico - Nossa Criação (solidão original, laUunidad Original, nudez, dom sincero de si mesmo significado / esponsal do corpo, Conhecimento)
3. O coração humano (o pecado original, a luxúria / luxúria / vergonha, tensão / Conflito-criado universo e das relações humanas, Sermão da Montanha)
4. O resgate do corpo (Verdade e liberdade, auto-controle / Pureza)
5. A ressurreição do corpo (nosso destino, a visão beatífica, Comunhão dos Santos)
6. Vida celibato e Religiosa (Vocações)
7. O Sacramento do Matrimônio
8. Sinal sacramental (linguagem corporal, Cântico dos Cânticos, livre, total, fiel, fecundo)
9. Ética (Humanae Vitae e NFP)
10. Conclusão (s) (Cultura da Vida, Evangelium Vitae)
Beato João Paulo II
Muito antes de ele se tornar papa, Karol Wojtyla era um amigo e conselheiro de centenas de casais. Ele sabia quase todas as dificuldades humanas em confissão. Sua experiência pessoal durante a Segunda Guerra Mundial e do nazismo em sua idade jovem, e nos primeiros anos do seu sacerdócio, teve uma profunda influência sobre sua vida. Maior parte do tempo foi gasto pensar, escrever e refletir filosoficamente sobre o significado da pessoa. Em seu livro " Amor e Responsabilidade ", diz ele," O homem deve ser conciliado com a sua grandeza natural, ele não deve esquecer que ele é uma pessoa . "Ele também observa que se o amor é algo bonito, se deve ser total e completa, deve ser "totalmente integrada", o que significa que deve ser construído para priorização incorreta de todos os elementos do verdadeiro amor ... "amor no sentido total da palavra é uma virtude, e não apenas uma emoção, e muito menos uma mera excitação dos sentidos. "
Os escritos do teologia do corpo são abordagem nova, profundo e autêntico para os ensinamentos da Igreja sobre amor, sexo e casamento. Esta mensagem é contracultural. Olhando para o mundo ao nosso redor: a filosofia do "Eu posso fazer o que quero com o meu corpo", desagregação familiar levou à perda da dignidade humana, a solidão dos indivíduos e confusão moral profunda. Estamos vivendo em um mundo saturado de informações sobre sexo, é difícil não ser afetado pela barragem de insinuação sexual, mensagens e imagens que são transmitidas através de filmes, revistas, TV, outdoors e na Internet.
De setembro de 1979 até novembro de 1984, o Papa João Paulo II deu uma série de notáveis público 129 quarta-feira que se dedicam à "teologia do corpo ", o casamento ea sexualidade humana em geral. Um estudo de como Deus revela o seu mistério através do corpo humano. Uma reflexão bíblica sobre o sentido da encarnação humana de homens e mulheres, nomeadamente no que respeita a chamada para que os dois se tornam "uma só carne". Os primeiros alvos da cultura da morte, é a pessoa humana, do matrimônio e da família. Os ensinamentos de João Paulo são respostas que afirmam a nossa dignidade como pessoa humana e do esplendor de casamento e família.
Na Evangelium Vitae, ele fala sobre o trabalho de educação e conscientização, o que ajuda as pessoas a se tornar mais humano, trazendo-os ainda mais perto da verdade, com o respeito à vida e os relacionamentos certos. Ele diz: "É uma ilusão pensar que você pode construir uma verdadeira cultura da vida humana, se não ajudar os jovens a compreender ea viver a sexualidade, amor e toda a existência de acordo com seu significado verdadeiro e na sua íntima correlação. Sexualidade, o que enriquece a pessoa como um todo ", manifesta o seu significado íntimo ao levar a pessoa ao dom de si no amor" (Evangelium Vitae 97)
Se quisermos descobrir o verdadeiro significado do homem e da mulher, e por que nos relacionamos uns com os outros como nós, que precisamos olhar não só para a nossa composição psicológica ou o nosso comportamento típico, mas o que Deus revelou sobre o nosso fim.
Beato João Paulo II respondeu com as crônicas de confusão na sociedade sobre a identidade eo significado da pessoa humana, ele enfatizou que a identidade ea vocação da pessoa humana são feitos através da graça e ser total no amor. O plano de Deus para a vida e amor é tão belo e profundo que uma vez revelado a nós, nunca olhar da mesma forma uma relação entre um homem e uma mulher.
Questões para reflexão:
1. Por que você acha que o Papa João Paulo II dedicou muita energia para escrever e ensinar sobre a pessoa, a sexualidade, casamento e família?
2. Como você descreveria a visão do nosso mundo de hoje sobre sexo e casamento?
3. Porque você acha que a pessoa humana, casamento e família são os primeiros alvos da cultura da morte?
4. Como estamos abertos para discutir a sexualidade e as relações conjugais dentro de nossas famílias?
5. Pense no seu relacionamento com Jesus Cristo em sua vida e os outros?
Referências :
'Humanae Vitae' - Papa Paulo VI, Amor e Responsabilidade - Padre Karol Wotjyla, "macho e fêmea, Ele os criou", João Paulo II, "Carta às Famílias" - João Paulo II, "Evangelium Vitae" - João Paulo II "Ubicumque et Semper" - Papa Bento XVI, "o Papa Paulo VI como Profeta:? previsões Humanae Vitae têm tornado realidade" - Janet Smith -www.theologyofthebody.net
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário