sábado, 8 de dezembro de 2012


Novena de Natal
Existem muitos modos de nos prepararmos bem para o Natal. Um deles é fazendo a Novena de Natal. A tradição desta Novena nos coloca em sintonia com aquela primeira novena feita por Nossa Senhora junto com os discípulos, em preparação à vinda do Espírito Santo (At 1,13-14). Assim, o nosso Natal não será apenas uma festa de comes e bebes e troca de presentes, mas a celebração do aniversário de Jesus, no grande mistério de amor que é a Encarnação do Verbo divino.
A alegria da fé nos faz contemplar um Deus que se fez nosso irmão, presente numa criancinha. Um Deus ternura, bem próximo de nós, como Palavra encarnada, cheia de luz, que nos comunica um amor infinito. Quem pode ir ao encontro dessa Luz? Todos os que se empenham na busca e na promoção da paz. Ainda que o mundo prefira as trevas da corrupção e da violência, essa escuridão já não poderá dominar a Luz, porque "a Palavra se fez carne e habitou entre nós" para sempre.
A Palavra de Deus veio para todos os seres humanos, de todos os tempos, porque Deus se encarnou na natureza humana da qual todos participamos. Onde houver trevas, é preciso que brilhe a luz dessa Palavra, através da nossa fé e do nosso testemunho de comunidade fraterna. Acolhendo com o coração a Palavra de Deus, para melhor nos prepararmos para o nascimento de nosso Salvador, nesta Novena vamos meditar  a respeito de alguns mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, diretamente relacionados com nosso plano de salvação.
Que nossa mente e coração se abram para a graça, pois Deus está mandando seu próprio Filho para nos salvar de tudo o que compromete nossa paz e alegria de viver: dificuldades, sofrimentos, morte...





Nenhum comentário:

Postar um comentário