sábado, 8 de dezembro de 2012


Preparação para o Natal
Basta iniciar-se o mês de dezembro e por todos os lados já sentimos uma atmosfera de alegria e paz que é tão característica desta ocasião. Afinal, o Natal é uma das principais festas dos cristãos no mundo inteiro. É também a festa da família, quando todos se reúnem em torno do presépio e da ceia com espírito de união e solidariedade. E é neste mesmo espírito que devemos aproveitar a oportunidade e manifestar todo nosso amor pelas pessoas que nos são caras. O resultado de uma simples mensagem dita de coração àqueles a quem amamos, apresenta um valor que dinheiro nenhum no mundo é capaz de pagar.
Nesta época do ano muitos parecem ficar ansiosos e aflitos para resolver seus problemas antes que o ano se acabe, o que não raramente acaba produzindo um estresse coletivo e desnecessário. Este também é um momento em que as pessoas se dão conta de que precisam fazer o bem, ajudar o próximo e ser generosas, movidas muitas vezes pelo estímulo de mensagens publicitárias. Generosidade é sempre bem vinda, mas não deve ser restrita a uma única ocasião. Fazer o bem não tem hora. Por isso, como cristãos, não pensemos no próximo somente nesta época do ano, em nome do suposto "espírito natalino".
Dezembro chegou. O último mês do ano é um dos meses mais belos e significativos. Fim de ano é sempre uma ocasião para fazermos uma revisão de nossa vida, uma oportunidade para avaliarmos nossas conquistas e fracassos não apenas no plano material, mas também no plano espiritual, cultural e humano.
Dezembro é o mês da esperança. É tempo de fazermos novos projetos e propósitos com confiança na ajuda de Deus e na proteção materna da Virgem Maria. É tempo de ação de graças a Deus Pai pelos favores e bênçãos recebidos, que são manifestações do seu infinito amor para conosco, e de gratidão a Nossa Senhora pela sua constante proteção durante o ano que está terminando.
Dezembro é também mês de ternura, porque neste mês celebramos o nascimento de Jesus na pobreza, humildade, simplicidade. No presépio, em Belém, na pessoa do Menino Deus nasce o amor, a compaixão, a solidariedade e a esperança de um mundo novo. Maria e José contemplando o seu filho na manjedoura é a ternura palpável de Deus que se torna frágil e pobre para partilhar nossa vida e nos trazer a salvação.
Dezembro é, finalmente, o mês da alegria, porque Jesus veio nos fazer filhos de Deus e, n'Ele, irmãos e irmãs uns dos outros. Ele veio nos libertar do pecado e nos restituir a amizade divina. Ele veio nos libertar da morte e garantir-nos a ressurreição.  Ele veio nos tirar do desespero de uma vida sem sentido, para nos despertar para o verdadeiro sentido da vida, dom de Deus, e que só tem valor se fizermos dela um serviço a Deus e aos nossos irmãos, sobretudo, aos mais pobres.
Neste Natal, apesar da violência e muitos outros males que nos afligem, ofereçamos a todos a esperança, a ternura e a alegria que brotam do nascimento de Jesus. Preparemo-nos bem para celebrarmos o Natal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário