sábado, 6 de outubro de 2012




Jesus Cristo - Recados e Imagens
Jesus nos convida a sermos como as crianças

O que é vocação?
O termo vocação se entende como um chamado que chega até o ser humano diretamente de Deus e brota do interior da pessoa. Implica uma relação interpessoal , um diálogo entre Deus e a pessoa humana.
 O chamado de Deus chega à pessoa humana ao longo de sua existência. Ordinariamente, Deus se serve de intermediários: o Espírito, a Igreja, outras pessoas, a realidade que nos cerca.
A vocação, que tem sua origem no alto, encontra no profundo do ser humano aspirações, estímulos e condições para que possa ser escutada, acolhida e vivida.
O despontar e o desenvolvimento da vocação é um mistério do qual entrevemos somente alguns aspectos parciais, em contínua e imprevisível evolução, indicadores de um processo, cujos componentes dinâmicos brotam de dois  seres livres e em contínuo diálogo entre si.

Deus me chama pelo nome desde o ventre materno.com amor, Deus me abre a porta da felicidade, respeitando minha liberdade.
A  vocação é, por assim dizer, uma misteriosa luz, na qual se traduz em uns desígnios concretos de Deus sobre cada ser humano.
Jesus Cristo continua chamando hoje: chama à vida honesta e digna e ao serviço do próximo, enfim, chama a seguir seus passos com os que estão à beira do caminho por onde Ele andou.

Viver a vida como vocação é viver e entrar no jogo do chamado, resposta e encontro de Deus com os homens e as mulheres.
É deixar Deus atuar, pois é Ele que toma a iniciativa, respeitando sempre a nossa liberdade. “Vinde e vede...Eles foram e ficaram com Ele...”
É seguir o itinerário, o caminho da identificação com Cristo Jesus, que viveu continuamente seu sim ao Pai, na missão que lhe foi confiada.
 É viver a fé cristã como chamado nominal e como resposta pessoal. A fé no Reino, no qual creio, me apaixono e trabalho por ele.
 É manter-se em um caminho de conversão, como dinamismo opção por Jesus Cristo, renunciando a valores que estão em alta no mundo, para identificar-me com o projeto de Jesus., para aderir aos valores do Reino de Deus, com disponibilidade e muito amor.
É deixar-se interpelar pelos problemas humanos, pelas situações de marginalização e pela falta de valores pelos homens e mulheres de Deus.
É optar pela minha felicidade e pela felicidade de todos. Pela felicidade que se conquista ao contagiar-se com os mesmos sentimentos de Jesus.


Para viver a vocação: 

É indispensável: acolher e desenvolver um processo de amadurecimento na fé que requer contemplar a atitude de disponibilidade de Jesus ao Pai. Imitar a incondicional e humilde resposta de Maria e fazer da vida um serviço de amor aos irmãos

É necessário: viver a experiência de oração, relação continua com Jesus Cristo e o compromisso com os irmãos, o qual supõe a fidelidade ao dever de cada dia, à constância nas próprias obrigações, a dedicação desinteressada em favor dos outros. É viver o gozo que se origina de uma atitude contínua de dar-se em tudo e a todos.

Para isso: é bom Contemplar modelos de referência, homens e mulheres identificados com sua vocação sacerdotal, laical ou consagrada.

É indispensável: Deixar-se acompanhar por guias espirituais, desenvolvendo com responsabilidade um processo de personalização tornando-se sacramento de Deus e benção para toda a humanidade. Com a consciência de que ninguém opta por mim e de que é difícil viver a vida como vocação em qualquer setor da Igreja.

É importante: Descobrir que na Igreja todos os membros participam de uma dignidade comum, pois todos são chamados à santidade, cada um segundo a vocação a que foi chamado e com as capacidades que recebeu de Deus.

É ter a certeza de que: Tudo recebi gratuitamente e, agradecida me entrego gratuitamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário