quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Trânsito de São Francisco de Assis 3 de outubro
Irmãos e irmãs, Francisco era a verdadeira luz, não só para seus irmãos franciscanos, mas também para todos. Pois Francisco era a luz enviada pela verdadeira luz que é Jesus, a qual iluminava os que estavam nas trevas e na morte, para o caminho da luz e da vida. Isto ele fez, como verdadeira luz do meio-dia que nascendo do alto, iluminava o seu coração e acendia sua vontade com o fogo de seu amor.
Francisco pregando o Reino de Deus e convertendo o coração dos pais para os filhos e os injustos para os justos, preparava em todo o mundo um povo novo para o Senhor.
São Francisco, seu nome é hoje celebrado em todo lugar do mundo. Ele inundou a esfera humana de espírito de fraternidade e paz, que continuou a ressoar com o passar dos tempos até nossos dias. Em sua homenagem igrejas, cidades, escolas, rios, instituições e pessoas carregam o nome de São Francisco.
Rezamos pela Paz como São Francisco, porque precisamos de paz. Vivemos tempos conturbados, violentos e ameaçadores para o futuro da humanidade e de nossa casa comum, a Terra.
“Senhor fazei de mim um instrumento de vossa Paz”;
“Onde houver ódio, que eu leve o amor;
“Onde houver discórdia, que eu leve a união”;
“Onde houver trevas, que eu leve a luz”.
Esta oração é rezada por fiéis de todos os credos e por professantes de todos os caminhos espirituais. Ela tem o condão de unir a todos num mesmo espírito de paz e de amor. Por um momento faz sentir que todos somos de fato irmãos e irmãs na grande família humana e cósmica e também filhos e filhas da família Divina.
Buscando paz de Deus podemos encontrar a paz humana, paz que sustenta na justiça, no amor e no perdão, paz que afugenta de nosso horizonte os medos que nos inquietam e nos roubam a paz interior.
A paz deve começar primeiro, com você, para poder irradiar na sua casa, na família, no Bairro, na cidade, no país e no mundo em que habitamos. A vontade de Deus também deve ser à vontade nossa, de semear o amor, a paz e o bem a todas as pessoas.
Irmãos, “bendizei o Deus do céu e dai-lhe glória diante de todo o ser vivente, porque Ele usou de misericórdia para conosco. Guardai a lembrança de nosso Pai e Irmão Francisco para louvor e glória daquele que o engradeceu entre os homens e o glorificou perante os anjos. Rezai, conforme ele mesmo pediu antes de morrer, invocai-o para que Deus nos faça participantes com ele de sua santa graça.
Nosso Pai e Irmão Francisco passou para o Senhor na primeira hora da noite que precedeu o dia 4 de outubro. Se é piedoso chorar por Francisco, também é piedoso alegrar-se com ele. Que nesta noite, tenhamos um sentimento filial para participar da alegria de Francisco, porque ele não morreu, mas foi ao encontro da vida eterna, na glória de Deus Pai.

Data: 3/10/2012
 

Província Santa Cruz - www.ofm.org.br
Praça São Francisco das Chagas, 195 - Carlos Prates
Belo Horizonte/MG - CEP 30710-350
Fone: (31) 3469-5500 - Fax: (31) 3462-9838

Nenhum comentário:

Postar um comentário