"A quem iremos, Senhor?"
Por Frei Almir R. Guimarães, OFM
A fé cristã é uma graça, um dom, um presente. Felizes aqueles que, desde a mais tenra infância, no meio dia da vida e no entardecer da existência tiveram e dita de encontrar Cristo Jesus ressuscitado. Falar em fé cristã é dizer fé na pessoa do Ressuscitado. Felizes aqueles que, de alguma forma, revolucionaram sua trajetória fazendo-se companheiros de caminhada do Cristo vivo. Morreram a si mesmos e se tornaram vivos em Cristo. A fé não consiste num catálogo de verdades, nem em arroubos sentimentais oscilando de um lado para o outro. A fé é adesão da vida, é entrega ilimitada a esse Cristo Jesus que penetra nossa vida. Mora na Igreja e é o Senhor da história. Somos felizes em viver nossa fé cristã.
Gostamos de percorrer os passos do Senhor descritos pelos evangelhos: Jesus indo ao encontro das pessoas, sentando-se à mesa com pecadores, contando as histórias da semente, da casa sobre a rocha, do pano novo e da roupa velha. Ficamos encantados ao vê-lo chamar Zaqueu, conversar com Madalena, prometer o paraíso ao ladrão que suplicava no alto da cruz. Gostamos de ouvir o sermão das bem-aventuranças.

Mas a fé é um dom. Ela é dada aos que se abrem de verdade a Deus. “As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem. Ninguém pode vir a mim a não ser que seja concedido pelo Pai”. Segundo João, no final do sermão do pão da vida, muitos já não queriam mais andar com ele… e além do mais esse história de comer sua carne parecia alguma coisa estranha. E Jesus deixa a liberdade aos seus para que partam, que deixem o grupo, que vivam sem fé… No final de tudo levanta-se a voz de Pedro: “A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus”.
Felizes os que caminham pela vida na fé em Cristo ressuscitado! Estes fazem suas as palavras de Pedro: “A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida sem fim!” T
Fonte: reflexões franciscanas
Nenhum comentário:
Postar um comentário