segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Aqueles que seguem o cordeiro

Apocalipse 14,1-5; Lucas 21, 1-4

Muitos experimentamos  certa estranheza com a linguagem do livro do Apocalipse.  Seu estilo é, de alguma forma,  hermético e fechado.  O trecho proclamado na liturgia de  hoje  nos fala dos vitoriosos que “seguem o Cordeiro aonde quer que vá”.
Aos poucos vamos chegando ao final do ano litúrgico de 2012.  Fim do ano litúrgico que é acompanhado do tema do final dos tempos, da recompensa dada aos justos e  da  realização de todas as profecias.
O Cordeiro, aquele que tinha sido imolado,  agora se manifesta como o vitorioso.  Está de pé sobre o monte de Sião.  Ele é, efetivamente,  o vitorioso.
Todos os que passaram pela grande tribulação estão  junto e perto do Cordeiro.  “Com ele, os cento e quarenta e quatro mil  que tinham a fronte marcada com o nome dele e o nome do Pai”.
O autor do Apocalipse  descreve o ambiente na glória com as cores de uma grande festa: “Ouvi uma voz que vinha do céu; parecia o barulho de águas torrenciais e o estrondo de um forte  trovão.  O ruído  que ouvi era como o de som de músicos tocando harpa”.
Festa, alegria  reservada aos  quarenta e quatro mil,  a multidão resgatada da terra pelo sangue do Cordeiro vitorioso, que ali se mostrava de pé.  Todos cantavam um cântico novo.  Ninguém podia aprender esse cântico novo,  a não ser os resgatados.
Os vitoriosos, os que cantam o canto novo,  não podem mais deixar de seguir o Cordeiro.  Estão confirmados.  Seguem o  Cordeiro  aonde quer que ele vá.  Esses são os íntegros.
O salmo responsorial nos ajuda a contemplar mais densamente  esse céu dos íntegros e dos justos.  “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?  Quem tem as mãos puras  e inocente o coração, quem não dirige sua mente para o crime.  Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu  Deus e salvador. É assim a geração dos que buscam a Deus e do  Deus de Israel buscam a face”  (Sl 23 (24)).
Frei Almir Ribeiro Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário