quarta-feira, 14 de novembro de 2012


Cônjuges de Poggibonsi, "Os primeiros Franciscanos Seculares"


Santi Toscani | Trad.: Cleiton Robson.

Lucchese (também Lucesio ou Lucchesio), nasceu em Caggiano - Siena em torno de 1181, quase um contemporâneo de São Francisco de Assis. Tendo em sua juventude lutado nas fileiras guelfas, Lucchese abandonou as ambições militares pela nobre e rica de Bona Segni de Borgo em Poggio Bonizio (hoje Poggibonsi), de estirpe Ghibelina. 

Com o dinheiro que sua esposa, Lucchese teve sucesso primeiramente com o comércio, depois com o câmbio e, finalmente, à especulação, talvez à usura. Acusado um dia em uma via pública de uma das vítimas de seus comércios, Lucchese, porém, fez uma profunda revisão de vida, transformando-a em conversão, em 1212 a partir de um sermão de São Francisco de Assis em Gimignano. 

Antes de esconder-se em Deus, então mais abertamente, Lucchese começou a devolver o dinheiro ilicitamente ganho, para dar alívio para os pobres e peregrinos, e para ajudar com as próprias mãos os frades que deixaram a ermida de São Francisco Maria Camaldo para construir uma igreja. 

Bonadonna, inicialmente preocupada que seu marido tinha perdido a cabeça, pôs de lado quaisquer dúvidas quando viu o armário em casa, esvaziado pelas esmolas, milagrosamente preenchido com pão fresco a partir do nada quando novos mendigos bateram à sua porta. 

Com o regresso de Francisco a Valdelsa, em 1221, Lucchese e Bonadonna pediram para dissolver o casamento para unir-se um aos frades da Primeira Ordem, o outro às Irmãs de Santa Clara. Em resposta, Francisco deu-lhes o hábito, no entanto, instando-os a permanecer no estado secular:este foi o nascimento da Ordem Terceira Franciscana. 

O casal piedoso passou o resto de seus dias em oração e de pobreza, com o único propósito de servir a Cristo na pessoa dos pobres. Juntos, eles viveram e morreram juntos, pacificamente, em poucas horas um do outro, 28 de abril de 1250. Em Poggio Bonizio foram imediatamente aclamados santos, e ainda hoje Poggibonsi os celebra como cidadãos-patronos  no aniversário de nascimento no céu. T

Nenhum comentário:

Postar um comentário